Lucerna (Luzern), cidade que resume a Suíça em termos de beleza e organização, tem algumas cidades pequenas e charmosas ao redor do Lago Lucerna, emoldurado pelos Alpes. No verão, as águas do Lago Lucerna ganham vida, com caiaques, pedalinhos, barcos a vapor, veleiros e iates. Em suas margens, muitas opções de trilhas, caminhos arborizados cheios de fontes e ciclovias atraem turistas de todo o mundo e moradores. No outono e no inverno, o ritmo em torno do lago diminui um pouco, mas os barcos mantêm os passeios e realizam o transporte entre as cidades beira-lago.
Assim, um passeio bem interessante para se fazer em Lucerna é embarcar em um barco, descendo nas cidadezinhas beira-lago e aproveitando para apreciar a belíssima paisagem.
O passeio de barco pode ser combinado com o Monte Rigi, que possui lindas paisagens alpinas. É possível ir de barco até a cidade de Vitznau e lá embarcar no trenzinho rumo ao Rigi. Na volta, pode-se descer de teleférico até a cidade de Weggis e de lá retornar de barco para Lucerna.
Onde embarcar e quanto custa o passeio de barco no Lago Lucerna?
Você pode embarcar no pier que fica em frente a estação central de trem de Lucerna. É só atravessar a rua e você já estará no pier. Você pode comprar a passagem lá mesmo, na hora.
Se você tiver o Swiss Pass não precisará comprar passagem! Pode embarcar direto com ele.
Os preços são calculados de acordo com as distâncias entre a cidade de origem e destino. A relação completa dos preços você encontra aqui.
O barco
O barco é bem espaçoso e possui duas classes: primeira e segunda. A primeira classe fica no andar superior, oferecendo uma melhor vista e geralmente está mais vazia. A segunda classe fica no térreo, sendo bem espaçosa e possuindo muitos lugares para se sentar. O barco dispõe de um serviço de restaurante.
Em ambas as classes se tem uma parte externa, de onde se pode tirar boas fotos da linda paisagem.
Roteiro
O roteiro do barco abrange as seguintes paradas à beira do Lago Lucerna:
O barco tem diversas paradas ao longo do trajeto que vai de Lucerna até Flüelen, sendo as principais as seguintes (tempo de viagem desde Lucerna entre parenteses):
- Verkehrshaus-Lido (onde fica o Museu dos Transportes) (10 minutos)
- Weggis (41 minutos)
- Vitznau (57 minutos)
- Beckenried (1 hora e 14 minutos)
- Brunnen (1 hora e 57 minutos)
- Flüelen (2 horas e 43 minutos)
Assim, para fazer uma viagem de ida e volta, sem descer do barco, você levará cerca de 6 horas.
O passeio de barco no Lago Lucerna
Considerando que tínhamos pouco tempo disponível, optamos por embarcar em Lucerna e ir até Vitznau e de lá retornar para Lucerna, parando na linda cidade de Weggis.
Embarcamos no primeiro barco da manhã, que partiu pontualmente às 9:12. O dia estava ensolarado e as paisagens são lindas. O Lago Lucerna é muito bonito, formando um cenário perfeito juntamente com os alpes suíços.
O barco é bastante espaçoso e a viagem bem confortável. Navegar em um lago é bem mais tranquilo que navegar no mar… Assim, o passeio é muito agradável.
A parte externa do barco é ótima para se tirar fotos. Viajamos a maior parte na parte externa do barco, apreciando a linda paisagem.
Desembarcamos na cidade de Vitznau, uma pequena cidade com boas opções de hotéis e tem a fama de ter a água mais quente, super convidativa para um mergulho no verão. A cidade é muito fofa e uma delicia para se caminhar. De lá pode-se embarcar no trenzinho que leva até o Monte Rigi, passeio recomendadíssimo!
No retorno, descemos na cidade de Weggis, uma cidade beira-lago muito bonita, com um lindo parquinho e uma orla espetacular. Foi aqui que a Seleção Brasileira de Futebol se hospedou para treinar para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Depois de Lucerna, Weggis é a segunda cidade do lago mais procurada pelos turistas.
Ficamos encantados por Weggis. A cidade é muito bem cuidada e florida, com muitas fontes de água potável. É um ótimo lugar para se descansar e recarregar as energias. A paz e a tranquilidade de Weggis é um convite para se passar uma vida inteira. Ficamos um tempinho contemplando a paisagem e caminhando em sua orla.
De Weggis parte o teleférico que leva até o Monte Rigi. Um passeio muito legal para se fazer.
Dicas
– Procure fazer esse passeio pelo Lago Lucerna em um dia de sol: a cor do lago e das montanhas fica muito mais bonito em um dia ensolarado.
– Não é preciso fazer reservas, pode-se embarcar diretamente com o Swiss Pass ou comprar a passagem na hora, na bilheteria antes de embarcar.
– Não tente embarcar sem ter uma passagem válida, os fiscais passam conferindo as passagens. Se você não tiver, terá que comprar a passagem na hora e ainda pagará uma multa.
Vale a pena fazer o passeio de barco no Lago Lucerna?
O passeio de barco pelo Lago Lucerna além de oferecer lindas paisagens alpinas ainda proporciona a oportunidade de conhecer cidades beira-lago extramente bonitas e bem cuidadas. Além disso, você tem a opção de combinar o passeio com uma subida ao Monte Rigi. Se você tiver o Swiss Pass o passeio sai de graça. Mas mesmo que você não tenha o Swiss Pass e precise comprar a paisagem, tenha certeza de que não se arrependerá!
Em um roteiro de dois dias em Lucerna, o passeio de barco encaixa-se perfeitamente – combinado com o Monte Rigi para o dia ficar ainda mais perfeito!
Agradecemos ao Vier Waldsträttersee pelas cortesias para realizar o passeio de barco no Lago Lucerna.
Excelente post! Boa dica de passeio em Lucerna!
Que lugar incrível!!!
Ótimo post. Estou planejando minha viagem para Suiça em maio/2018 e fiquei satisfeitíssima em encontrar um posto bem elucidativo. Valeu. Moadia
Magnífico posts. Estou planejando viagem a Suíça em set/2018 e estou pegando todas as dicas. Grata.
Olá! Muito interessante suas dicas!
Vamos passar apenas um dia em Lucerna. Dá pra fazer um passeio de barco pela manha até a Montanha Pilatus ou Rigi, e também conhecer os principais atrativos turísticos da cidade?
Passeio de barco até a montanha Rigi (no periodo da manha) + principais atrativos turísticos da cidade Lucerna (no período da tarde) = 1 dia?
Grata!
Com apenas um dia o ideal seria o Monte Pilatus, que fica mais próximo do centrinho da cidade.