A Torre de Pisa, sem dúvida, é uma das atrações turísticas mais famosas do mundo. É um dos principais cartões postais da Itália, sendo uma atração muito procurada e fotografada. Então, passar por Pisa deve fazer parte do roteiro de quem está viajando pela Itália. Neste post, apresentamos um guia de como chegar e como subir na Torre de Pisa!
As principais atrações da cidade de Pisa estão concentradas na Piazza dei Miracoli de Pisa, complexo religioso onde encontra-se a famosa Torre de Pisa junto do Duomo, Batistério e o Campossanto. Assim, o bate-volta torna-se bem fácil, pois as atrações principais estão em um único local.
Como chegar na Torre de Pisa
A maneira mais barata e fácil de se chegar à Pisa desde Florença (Firenze) é de trem. Na estação central de Florença, você deve embarcar no trem para Pisa, podendo comprar a passagem na hora, na máquina, pagando com cartão de crédito ou dinheiro.
Após comprar a passagem, procure no monitor o horário do próximo trem para Pisa Centrale e se dirija até a plataforma. Importante: antes de embarcar no trem, valide sua passagem na máquina.
Existem opções de trem expresso e de trem parador par Pisa Centrale. Tente ir no trem expresso, porque ele faz menos paradas e você chegará em Pisa Centrale em cerca de uma hora.
Descendo em Pisa Centrale, você poderá optar por uma das três opções para chegar até a Torre de Pisa:
– Ônibus: embarque na linha LAM Rossa, bem em frente a estação e desça próximo a Torre de Pisa.
– Táxi: em frente a estação você pode pegar um táxi até a Torre de Pisa.
– Caminhando: são quase 2 km da estação Pisa Centrale até a Torre de Pisa – uma caminhada agradável. Optamos por ir caminhando e nem percebemos a distância, levando cerca de 20 minutos. O lugar é bonito e você atravessará uma ponte sobre o Rio Arno. Siga as placas que indicam o caminho para a Torre Pendente de Pisa ou Campanile de Santa Maria.
Distâncias das principais cidades até a Torre de Pisa
Entre Florença e a Torre de Pisa são cerca de 80 km.
Entre Siena e a Torre de Pisa são cerca de 120 km.
Entre Veneza e a Torre de Pisa são cerca de 327 km.
Entre Roma e a Torre de Pisa são cerca de 350 km.
O que ver e o que fazer em Pisa?
Chegando na Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres) você certamente se deparará com muitas pessoas tirando fotos e tentando fazer poses diferentes fingindo estarem segurando a torre de Pisa.
Torre de Pisa
Sem dúvida, a principal atração é a Torre de Pisa. Então, não perca tempo e comece a tirar suas fotos da torre, tentando várias poses diferentes segurando a torre como manda a tradição…
A Torre de Pisa, projetada para abrigar o sino da catedral de Pisa, foi construída em um terreno de argila e areia, materiais que não são adequados para sustentar uma edificação do porte da torre. A construção começou em 1173 e quando a construção ainda estava no terceiro andar, já se notou uma leve inclinação, devido ao afundamento do terreno e também ao assentamento irregular das fundações da construção.
Bonnano Pisano, engenheiro responsável pela obra, tentou compensar a inclinação projetando os próximos cinco andares ligeiramente mais elevados do que o lado em que a torre pendia para baixo. O projeto não deu certo e fez com que a torre afundasse ainda mais.
A construção só termino em meados de 1450 e várias tentativas foram feitas para tentar corrigir a inclinação, mas não foram bem sucedidas. Em 1990, a inclinação em relação ao eixo alcançou 4,5 metros e a atração foi fechada ao público.
Em 1997, iniciou-se uma nova tentativa para evitar o desmoronamento da Torre de Pisa. A obra custou 25 milhões de dólares e somente foi concluída em 2001. O resultado foi uma redução de 40 centímetros da inclinação da torre, o que permitiu que a famosa atração fosse reaberta ao público em dezembro de 2001.
Como subir na Torre de Pisa
Além de tirar muitas fotos de diferentes ângulos da torre, você pode subir até o topo dela. São aproximadamente 300 degraus. O ingresso pode ser comprado no dia, mas a fila pode ser gigantesca dependendo da época do ano. Uma boa opção é comprar o ingresso com antecedência pela Internet, agendando o dia da visita. Atenção: o ingresso somente e necessário para quem quer subir, somente para tirar foto do lado de fora não é preciso do ingresso.
Catedral de Pisa
Além da Torre de Pisa, a Catedral de Pisa chama a atenção na Piazza dei Miracoli. Ela desenhada pelo arquiteto Buscheto e é muito bonita, rica em detalhes. A entrada é gratuita, mas espere encontrar filas se estiver visitando durante o verão europeu.
Batistério
O Batistério é um monumento clássico da arquitetura européia, tendo um formato redondo, com uma bela cúpula e com muitos detalhes. É o maior batistério de toda a Itália. Para visitá-lo é preciso comprar a entrada.
Esses são os três monumentos mais famosos de Pisa e todos eles estão na Piazza dei Miracoli, facilitando a visitação.
Para voltar à Florença, basta fazer o caminho de volta até a estação de trem. A passagem pode ser comprada na hora sem problemas. Não esqueça de validar a passagem antes de embarcar, para evitar problemas com a fiscalização.
Quantos dias ficar em Pisa?
A cidade de Pisa não tem muitas atrações como outras cidades da Itália. As principais atrações estão localizadas bem próximas uma das outras. Assim, um dia inteiro é suficiente para conhecer os principais pontos de interesse de Pisa. Com mais tempo livre, aproveite para dar uma esticada até outras cidades próximas, como Siena e Florença.
Roteiro de 1 dia em Pisa
Um dia é mais do que suficiente para conhecer as principais atrações de Pisa. Assim, para aproveitar melhor o dia e chegar antes da multidão de turistas, acorde cedo e já vá direto para a Torre de Pisa. Aproveite e tire suas fotos, não se esquecendo, é claro, de tirar a famosa foto escorando a Torre de Pisa.
Após enjoar de tirar fotos da Torre de Pisa, aproveite para subir. Para evitar filas e garantir um horário para subir na Torre de Pisa, compre o ingresso com antecedência neste site. O processo de compra é bem simples e fazendo isso você subirá na Torre de Pisa com facilidade, sem perder muito tempo em filas.
Aproveite o resto do dia para conhecer as demais atrações localizadas na praça: o Campanário e o Duomo. Tem uma pequena feira de presentes pertinho da praça, com preços bem legais para levar lembrancinhas da Torre de Pisa.
Finalize o seu dia com uma caminhada pelo centro de Pisa, indo até a estação de trem central de Pisa. A caminhada é bem agradável.
Dicas para conhecer a Torre de Pisa
– A principal atração de Pisa é a praça onde estão localizados os monumentos do Campanário, Duomo e é claro, a Torre de Pisa. Além disso, não há muito o que ver em Pisa.
– Um dia ensolarado ajudará em muito para que suas fotos fiquem bonitas. A iluminação à noite também é bem legal.
– De Florença a Torre de Pisa pode ser facilmente acessada de trem e a passagem comprada na hora.
– Cuidado com os batedores de carteira em Pisa. Devido a grande concentração de turistas distraídos tirando fotos da torre, a área é procurada pelos batedores de carteira. Basta ter atenção e você não terá problemas.
Vale a pena conhecer a Torre de Pisa?
Sem dúvida, é um excelente bate-volta para quem está em Florença e também uma importante parada para quem está viajando pela Itália.
Em Pisa você terá a oportunidade de conhecer um dos monumentos mais famosos do mundo, que é a Torre de Pisa. E o bate-volta é super simples e bem barato.