Monte Pilatus: subindo a montanha dos dragões em Lucerna, na Suíça

O Monte Pilatus é uma das montanhas mais bonitas da Suíça central e fica pertinho de Lucerna (Luzern), uma das cidades mais bonitas do país. Subir ao Mount Pilatus é bem fácil e o passeio é muito legal, sendo que você pode optar por subir com o funicular mais inclinado do mundo e descer com um conjunto de teleférico bastante moderno chamado de “Dragon Ride” (ou vice-versa).

Dragon Ride no Monte Pilatus em Lucerna na Suíça

Na Idade Média o Monte Pilatus era conhecido como a montanha dos dragões. As pessoas tinham medo da montanha porque acreditavam que dragões de verdade a habitavam! Há quem diga que em noites de lua cheia as sombras dos dragões podem ser vistas brincando de esconde-esconde, e que de vez em quando é possível escutar o bater das asas dos dragões do alto da montanha.

Monte Pilatus em Lucerna na Suíça

Uma viagem à Suíça não fica completa sem conhecer pelo menos uma de suas montanhas, os famosos “alpes suíços”. O Monte Pilatus é um boa opção em qualquer época do ano. No inverno, você verá muita neve e poderá praticar esportes de inverno. Nas demais estações do ano, você ainda pode encontrar um pouco de neve no topo da montanha e poderá praticar muitas atividades, desde caminhadas até arvorismo.

 

Onde fica o Monte Pilatus?

O Monte Pilatus fica pertinho de Lucerna, na Suíça central. É uma ótima opção de montanha a ser visitada para quem estiver hospedado nas regiões de Lucerna, Zurique ou Zug, devido a curta distância e a facilidade de se chegar até a sua base.

 

Monte Pilatus: preço e tickets

Para subir ao Monte Pilatus usando os meios de elevação é preciso comprar o ingresso na bilheteria e o preço varia dependendo da origem/destino escolhida. Se você tiver o Swiss Pass válido não precisará pagar nada: o passeio sai totalmente de graça!

O preço da passagem de Kriens (que fica pertinho de Lucerna – menos de 10 minutos de ônibus) até o todo da montanha (Pilatus Kulm) custa 72 Francos Suíços. Aqui você consulta a tabela de preços e poderá ver quanto custa o trecho que você deseja.

Não é preciso reservar os tickets (ingressos), você pode comprar diretamente na bilheteria da estação de partida que escolher.

 

Como subir ao Monte Pilatus?

Existem diferentes maneiras de se subir ao Monte Pilatus! A primeira é utilizando o moderno conjunto de teleférico chamado de “Dragon Ride” (funciona o ano inteiro). Para quem está em Lucerna é muito fácil: basta embarcar no centro da cidade nova ou velha no ônibus número 1 e descer, cerca de 5 a 10 minutos depois, na estação Kriens Centrum Pilatus. Do ponto de ônibus, basta seguir a sinalização e caminhar cerca de 5 minutos até a bilheteria do Monte Pilatus e então embarcar no primeiro teleférico.

Kriens ponto de partida do teleférico para o Mount Pilatus

Estação Station do Monte Pilatus em Lucerna

Dragon Ride no Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

A segunda opção é o trem de cremalheira (funicular), que sai de uma cidadezinha chamada Alpnachstad e funciona de maio a novembro. É o trem mais inclinado do mundo! Para chegar até a estação de onde sai o trem você pode ir de trem (aproximadamente 15 minutos) ou de barco (cerca de 50 minutos) desde Lucerna.

A terceira opção é para quem tem bastante disposição: subir a pé! As trilhas são muito bem sinalizadas e o trajeto completo requer cerca de 5 horas de caminhada. Para essa opção, o mais recomendado é subir por Kriens. Se você se cansar, pode pegar o teleférico em uma das estações intermediárias.

Trilha no Monte Pilatus Trail in Mount Pilatus em Lucerna na Suiça Switzerland

Como fomos no final do inverno, o trem não estava funcionando e tivemos que subir e descer com o teleférico. Contudo, caso o trem esteja em funcionamento, uma boa opção seria subir de trem e descer com o teleférico.

Seja qual for a sua escolha, você pode adquirir as passagens diretamente nas estações. A subida ao Monte Pilatus está inclusa no Swiss Pass!

 

Como é a subida ao Monte Pilatus

Embarcamos em Kriens no Aerial Panorama Gondola rumo ao topo do Monte Pilatus, a 2.119 metros de altura!

Teleférico no Monte Pilatus em Lucerna ou Luzern

Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Desde o início da viagem no bondinho já se tem lindas vistas. Fomos no final do inverno e a paisagem estava muito bonita!

Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

A primeira parada do bondinho é em Krienseregg. A principal atração é o parquinho infantil PILU-land e um restaurante. Descemos para caminhar um pouco e conhecer o lugar.

Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Fräkmüntegg é a segurada parada do bondinho. Nesta parada, duas atrações se destacam: o Pilatus Rope Park – parque de arvorismo com atividades para crianças e adultos, e o Toboggan Run – um tobogã gigante de mais de 1 quilômetro! Essas atrações não funcionam durante o inverno. Há um bom restaurante e muitas opções de trilhas a serem exploradas.

Mount Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Arvorismo no Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Trilha trail no Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Em Fräkmüntegg embarcamos no Dragon Ride, que leva até o topo da montanha – a estação Pilatus Kulm. A cabine é grande, com capacidade para cerca de 50 pessoas. A viagem dura quase 4 minutos e oferece lindas vistas.

Dragon Ride no Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Dragon Ride no Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

 

Pilatus Kulm

Ao desembarcarmos do Dragon Ride já ficamos deslumbrados com a paisagem belíssima. O dia estava claro e já percebemos que a montanha tinha muitos mirantes.

Dragon Ride no Mount Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

São muitas opções de trilhas, mirantes e atividades. As trilhas que levam aos mirantes são curtas, seguras e bem sinalizadas. No inverno, algumas trilhas podem estar fechadas devido a neve.

Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Trail Hike trilha no Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Ficamos um bom tempo no topo da montanha, aproveitando as vistas e apreciando a paisagem. Fomos em todos os mirantes que estavam abertos e depois descansamos nas espreguiçadeiras em frente ao hotel Bellevue (uma boa pedida para quem quer passar a noite na montanha). A infra-estrutura da montanha é muito boa. Tudo é muito bem mantido e sinalizado.

Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Linda vista de Lucerna do Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

 

Muitas pessoas voam de parapente em torno do Monte Pilatus. Ficamos morrendo de vontade de voar também! Deve ser o máximo!

Para almoçar no topo da montanha, vimos duas boas opções: o Sun Terrace do hotel Pilatus Kulm e para algo mais rápido e econômico o self-service do Panorama Grill.

 

Atividades e o que fazer no Monte Pilatus

O Monte Pilatus oferece diversas atrações, que variam dependendo da estação do ano. Durante o verão, são muitas as opções de trilha, escalada, parapente, tobogãs, arvorismo, entre outras. Já no inverno, são diversas as opções de trenós, tobogãs e aluguel de brinquedos para se divertir com a neve. Assim, em qualquer estação do ano você terá muito o que fazer no Monte Pilatus.

Trilha Hike Trail no Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

Linda vista do Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

 

Duração do passeio

Considerando as enormes possibilidades para se explorar o Monte Pilatus, a duração do passeio dependerá do seu fôlego para explorar a montanha. Dedique pelo menos meio dia para esse passeio. Contudo, se você tiver mais tempo, aproveite para conhecer os diversos atrativos da montanha que você não se arrependerá.

 

Monte Rigi ou Monte Pilatus?

O Monte Rigi e o Monte Pilatus são as duas montanhas mais pertinho do centro de Lucerna. O Pilatus tem uma estação bem perto do centro de Lucerna, em Kriens. Já o Monte Rigi, a estação mais próxima fica em Weggis – e você pode chegar até lá de barco ou de trem.

Há quem diga que as montanhas são parecidas e que só precisa fazer uma. Contudo, gostamos muito dos dois passeios e achamos que eles se complementam. Ambos oferecem lindas vistas dos alpes suíços e possuem boa infra-estrutura. Assim, caso tenha tempo disponível, invista nos dois passeios – as paisagens são muito bonitas.

 

Monte Pilatus no Inverno ou no Verão

O Monte Pilatus em Lucerna funciona o ano inteiro, oferecendo paisagens e atividades bem diferentes durante as duas estações (inverno e verão). No inverno, o trem não funciona e a única opção para subir é de teleférico.

O inverno é indicado para quem quer praticar esportes de inverno, como esquiar ou caminhar na neve. A paisagem branquinha é muito bonita.

Por outro lado, o verão é recomendado para a maioria dos turistas, que não querem praticar esportes de inverno. Nessa época, o trem funciona e você pode subir de teleférico e descer de trem (ou vice-versa). As trilhas estarão abertas para caminhadas e muitas atividades para toda a família estarão em funcionamento, como o tobogã do Monte Pilatus.

O Tobogã do Monte Pilatus parece ser muito legal, pois é bem extenso e atinge uma elevada velocidade. Infelizmente, fomos no final da estação de inverno e o tobogã ainda não estava em funcionamento… Apenas tiver a oportunidade de ver o trajeto do teleférico.

 

Vale a pena?

O Monte Pilatus é a montanha mais próxima de Lucerna e oferece uma excelente oportunidade de se conhecer os alpes suíços, com lindas vistas, uma excelente estrutura e muitas atividades.

Monte Pilatus em Lucerna na Suíça Luzern Switzerland

É um passeio realmente imperdível! As opções de transporte e a estrutura do Monte Pilatus são ótimas! Vale muito a pena se você estiver em Lucerna ou em outras cidades da Suíça Central. E o melhor de tudo: com o Swiss Pass você não precisa pagar nada, o passeio sai de graça!

 

 

Deixe um comentário