Maria-fumaça: passeio imperdível em Tiradentes e São João Del Rei

Tiradentes é uma pequena cidade de Minas Gerais, com pouco mais de 8 mil habitantes, mas com muita história. Nesta bela cidade, estão guardadas muitas igrejas barrocas, museus, ruas charmosas de paralelepípedo, antiquários, galerias de arte, bons restaurantes e charretes por todos os lados.

 

Centro histórico de Tirandentes

 

A cidade é muito convidativa para se passear a pé, sem pressa, explorando suas ruas que conservam a história do lugar, conhecendo as igrejas, museus e galerias de arte, passando pela praça principal e pelo famoso chafariz da cidade.

 

Centro histórico de Tirandentes
Para voltar no tempo e fazer um passeio muito interessante em Tiradentes, vá até a estação de trem e embarque na maria-fumaça!

 

Passeio de Maria fumaça em Tiradentes
O trem percorre um trajeto de 12 quilômetros em aproximadamente 40 minutos, margeando o Rio das Mortes, com vista para a Serra de São José. Para uma paisagem mais bonita, no sentido Tiradentes-São João del Rei, sente-se no lado direito do vagão.

 

Passeio de Maria fumaça em Tiradentes

 

A locomotiva é a mais antiga maria-fumaça em operação no Brasil e uma das poucas a vapor que ainda rodam em bitola de 76 centímetros. O trajeto passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minais (EFOM) – que foi fundada em 1881, por D. Pedro II.

 

Onde embarcar na maria-fumaça?

 

É possível embarcar na maria-fumaça tanto em Tiradentes como também em São João del Rei.

Em Tiradentes, a estação ferroviária fica na Praça da Estação, pertinho do centro histórico da cidade, podendo ser alcançada com uma agradável caminhada. Pode-se ir de carro até a estação, sendo que no lugar existem alguns estacionamentos que costumam cobrar um preço fixo.

Já em São João del Rei, a estação ferroviária fica na Rua hermilia Avoes, 366, no centro da cidade. Pode ser facilmente acessada caminhando-se desde o centro histórico.

 

Passagens e horários

 

As passagens podem ser adquiridas nas estações ou também pode-se combinar o passeio em uma das agências da cidade. Não tem segredo para comprar a passagem e nem precisa contratar um guia para fazer o passeio: basta chegar na estação e comprar a passagem, que pode ser apenas de ida ou de ida e volta.

Contudo, é importante chegar bem antes do horário que deseja embarcar para comprar a passagem. Pode haver alguma fila e você não encontrar passagem para o próximo trem. O passeio é bastante procurado pelos turistas, sendo a principal atração das cidades de Tirantes e São João del Rei.

Para informações sobre preços, dias de operação e horários do trem turístico em Tiradentes e São João del Rei, acesse o site da VLI.

 

O passeio de Maria-Fumaça

 

Antes mesmo da partida, as pessoas já se concentravam ao lado do trilho para ver o incrível giro da locomotiva na Rotunda. É muito legal ver o trem ser girado para então engatar no trem para fazer a viagem de volta.

 

Passeio de Maria fumaça em Tiradentes
O trem saiu pontualmente no horário marcado e já na saída nos emocionamos com o apito da maria-fumaça! O trem anda bem lentamente e assim podemos apreciar a paisagem do trajeto, que passa entre o Cerrado e a Mata Atlântica, com bonitas vistas para a serra de São José.

 

Passeio de Maria-fumaça em Tiradentes

 

O trajeto de 12 km é percorrido sem pressa pela maria-fumaça: aproveitamos para voltar no tempo e dar tchau para os locais, que gentilmente acenam para o trem. A viagem é muito tranquila e oferece a oportunidade de se voltar no tempo, relembrando um pouco do tempo em que as viagens de trem eram comuns em Minas Gerais.

 

Passeio de Maria-fumaça em Tiradentes
Ao desembarcar em São João del Rei, aproveitamos para conhecer a estação – onde se tem a oportunidade de se tirar uma foto com roupas da época: muito interessante. De lá é possível caminhar até o centro histórico e conhecer um pouco da cidade.

 

Passeio de Maria-fumaça em Tiradentes

 

Voltamos de trem para Tiradentes, agora sentando do outro lado do trem. A viagem novamente foi muito tranquila e cheia de belezas naturais e história.

 

Dicas para fazer o passeio de Maria-Fumaça

 

Procure chegar cedo na estação para embarcar no primeiro trem e marcar a volta com um intervalo que lhe permita passear um pouco na cidade.

Contudo, se estiver com pouco tempo, é possível comprar a passagem de volta para o próximo horário. Assim, a princípio, você nem precisará desembarcar do trem.

 

Vale a pena?

 

Sem dúvida vale cada centavo investido: é o passeio que mais gostamos em Tiradentes! Oferece a oportunidade de fazer um agradável passeio de trem, repleto de história.

Agradecemos a VLI Logística pela colaboração neste passeio.

 

Deixe um comentário