Roma: explorando a cidade eterna – roteiros, dicas e atrações

Roma, a cidade eterna, está localizada na Itália, às margens do Rio Tibre, tendo mais de 2.700 anos de história, foi o epicentro do império e hoje é um verdadeiro parque de diversões para apreciadores da história e da arquitetura. Uma cidade imperdível para os amantes da cultura e da arte. A cidade transpira história e possui uma vibe vibrante, com muitas atrações turísticas, restaurantes, bares, sorveterias etc. Uma cidade imperdível a ser visitada na Itália e repletas de coisas para se fazer. Apresentamos neste post um guia de Roma para você explorar as principais atrações da cidade.

Coliseu em Roma na Itália à noite
A cidade tem um bom equilíbrio entre o novo e o velho: procurou se expandir conservando sua história e o fez muito bem. Os monumentos estão bem conservados e o passeio entre eles é bem agradável.

Vista aérea da cidade de Roma na Itália

 

Vindo do interior da Itália, a primeira sensação que tivemos ao desembarcar na estação de trem Termini em Roma foi de uma cidade bagunçada. Ruas movimentadas, trânsito caótico e monumentos cheios. Contudo, pouco a pouco a cidade vai se mostrando uma metrópole moderna e agradável. As primeiras impressões foram desaparecendo à medida que fomos conhecendo o riquíssimo patrimônio histórico que a cidade possui, além de vários outros atrativos que tornam a cidade muito agradável para se visitar.

Roma com a catedral do Vaticano ao fundo

Transporte do Aeroporto para o hotel

Roma é servido por dois aeroportos: Fiumicino (Leonardo da Vinci) e Ciampino. Grande parte dos voos desembarcam no Fiumicino, localizado a cerca de 30 km da estação de trem central de Roma (Roma Termini).

Algumas companhias aéreas de baixo custo, como a EasyJet e a Ryanair desembarcam no Ciampino, que fica a cerca de 15 km da estação de trem central de Roma.

Opções de transporte desde o Aeroporto Fiumicino (Leonardo da Vinci):

– Táxis: as corridas são tabeladas e não há cobrança de taxa por bagagem. O preço da corrida para o centro de Roma (dentro das muralhas aurelianas) é de 48 Euros. Aqui você encontra os preços atualizados das corridas de táxis desde o aeroporto.

– Trem Expresso Leonardo da Vinci: o trem parte a cada 30 minutos do aeroporto e vai direto até a estação Roma Termini, no centro de Roma. A passagem custa 14 euros.

– Ônibus: liga o aeroporto até o centro de Roma e a estação de trem central de Roma (Termini). Existem algumas empresas que realizam esse transporte e o preço gira em torno de 6 euros. As malas vão no bagageiro do ônibus. Utilizamos essa opção para ir da estação Termini até o aeroporto e correu tudo bem.

Opções de transporte desde o Aeroporto Ciampino:

– Táxis: as corridas também são tabeladas e não há cobrança de taxa por bagagem. O preço para o centro de Roma (dentro das muralhas aurelianas) é de 30 Euros. Aqui você encontra os preços atualizados das corridas de táxis partindo do Aeroporto Ciampino.

– Ônibus: opção mais econômica que o táxi e ligam o aeroporto à estação de trem Termini em torno de 40 minutos. Os preços giram em torno de 6 euros por pessoa.

 

Onde ficar em Roma

Roma é uma cidade que recebe milhões de turistas ao longo do ano e por isso possui opções de acomodações para todos os gostos e orçamentos – desde hotéis mais simples até os mais luxuosos.

Contudo, os preços dos hotéis em Roma não são muito baratos. É considerada uma das capitais europeias mais caras em relação a hospedagem. Assim, é bom planejar com antecedência para então ter tempo para encontrar um hotel que se encaixe no seu orçamento.

Para ficar hospedado em uma boa localização em Roma, procure por hotéis próximos as principais praças da cidade: Piazza Navona, Piazza Espagna e Campo de Fiori. Próximo da estação de trem Termini você encontra vários hotéis a preços legais. Contudo, a localização é meio longe das atrações turísticas – embora possa pegar o metrô lá e descer em alguma delas.

 

Como se locomover em Roma

Apesar de ser a capital da Itália, Roma é uma cidade boa para ser explorada a pé. A rede de transporte público é completa e bem eficiente. O metrô não cobre a cidade toda, é bem limitado. Contudo, dá pra chegar com ele até lugares chaves, como a Piazza Espagna e de lá caminhar para as atrações próximas.

Você pode comprar o bilhete por viagem ou comprar um cartão um cartão que permite o uso ilimitado dos meios de transporte por um ou mais dias, diretamente nas máquinas localizadas nas estações.

Assim, estando preparado para caminhar bastante, é perfeitamente possível explorar Roma só com o transporte público. Uma vez que se estende o esquema da cidade e se aprende a ver o mapa, a cidade torna-se bem fácil de ser conhecida com a combinação do metrô com a caminhada.

 

Quando ir

A melhor época para visitar Roma vai depender das preferências do visitante em relação ao clima e à expectativas de gastos antes e durante a visita. Os preços costumam variar basante conforme a temporada.

O período mais movimentado em Roma é o verão, que vai de junho a agosto. Nessa época o calor é bem intenso e os preços mais elevados.

Uma época tranquila e que possui temperaturas mais amenas é a que vai de abril a maio e também setembro a outubro. Os preços dos hotéis são melhores e as atrações estão menos cheias.

De dezembro a março a temperatura cai bastante e junto com ela o preço dos hotéis. Além disso, as atrações estão mais vazias – mas, mesmo assim, é elevado o número de turistas nas atrações: por isso não espere ver o Coliseu vazio, por exemplo.

 

Quantos dias ficar em Roma?

Roma é a capital da Itália e possui muitas atrações. Assim, para conhecer a cidade com calma e conhecer os principais pontos turísticos, sem arrumar correria, recomenda-se ficar pelo menos cinco dias. Com quatro dias já é possível conhecer o básico, incluindo um dia para explorar o Vaticano.

Um Roteiro de três dias já exige reduzir o número de atrações do roteiro e também exigirá maior disposição para que dê tempo de conhecer tudo.

Com um ou dois dias em Roma é possível conhecer o básico da cidade. Nesse caso, pode valer a pena contratar um city tour guiado pela cidade.

 

Guia das atrações de Roma

É preciso tempo e disposição para conhecer as atrações que Roma e o Vaticano oferecem! São muitos sítios históricos, galerias, praças, museus, igrejas, lojas etc. Muitos locais onde estão guardados verdadeiros tesouros.

Recomenda-se começar o passeio bem cedo, com tênis confortável e um bom mapa. Peça no hotel um mapa da cidade e esclarecimentos de onde se está e como chegar por onde quer começar seu passeio na cidade eterna.

A seguir, listamos as principais atrações de Roma, para você poder montar o seu roteiro para explorar a cidade:

 

Coliseu

O Coliseu é um dos monumentos símbolos não só de Roma, como também da Itália. Foi construído pelo imperador Vespasiano de ano de 72 d.C, com capacidade para 55 mil pessoas, funcionando durante muitos anos como palco de lutas entre gladiadores e animais ferozes.

Coliseu ou Coliseum à noite em Roma

 

Você não terá ido a Roma se não tiver visitado o Coliseu, pelo menos apreciando sua fachada. A estrutura é muito bonita, mesmo estando em ruídas, rendendo boas fotos tanto durante do dia como também durante à noite – a iluminação é muito bonita.

Visitando o Coliseu ou Coliseum no centro de Roma na Itália

 

A entrada pode ser adquirida na hora, mas procure chegar bem cedo para evitar filas gigantescas tanto para comprar a entrada como também para entrar.

Contudo, para evitar pegar fila, você pode comprar seu ingresso para visitar o Coliseu com antecedência, pela Internet, no site oficial da atração. É uma boa opção na alta temporada, quando a cidade está mais cheia de turista do que o normal.

Como é o Coliseu por dentro - o interior do Coliseum em Roma

 

Arco de Constantino

O Arco de Constantino, localizado entre o Coliseu e o Forum Romano, é um dos arcos triunfais de Roma. Foi esculpido narrando os gestos heroicos da vitória de Constantino I contra Massenzio na batalha da Ponte Mílvia, no ano de 312 d.C. Está localizado exatamente onde eram realizados os desfiles trinfais em Roma, que terminavam com uma comemoração na colina Palatino.

Arco de Constantino no centro de Roma na Italia

 

Forum Romano

Ao lado do Coliseu está localizado o Forum Romano, que foi o centro da cidade durante o Império Romano, onde funcionavam a vida comercial e os tribunais.

Foro Romano no centro de Roma na Itália

 

O lugar é bonito e com um pouco de imaginação é possível mergulhar na história do lugar e imaginar tudo funcionando e como era o dia-a-dia dos romanos. Muitos arcos estão bem conservados e são muito bonitos.

Fórum Romano vista aérea em Roma

 

Chegue cedo para comprar o seu ingresso para não perder muito tempo na fila. O ingresso é o mesmo do Coliseu.

Roma Fórum Romano no centro da cidade ruínas

 

Palatino

O ingresso que você comprar para o Forum Romano e para o Coliseu também permite acesso ao Palatino, que guarda as ruínas dos palácios dos imperadores Augusto, Tibério e Domiciano. Foi aqui que os gêmeos Rômulo e Remo – fundadores de Roma, segundo a lenda, foram criados por uma loba.

Visitando o Palatino em Roma

A loba e os irmaos gemeos romulo e remo em Roma

 

O lugar é muito agradável e cheio de história. Muito bom para caminhar com calma, prestando atenção nos detalhes.

 

Piazza Venezia

Continuando a caminhada pela Via dei Fori Imperiali, você chegará, se virar à esquerda, na Piazza Venezia. Aqui você encontra o Palácio Veneza, que já serviu como palácio papal entre os anos de 1564 e 1797. Hoje o palácio funciona como o Museo del Palazzo di Venezia. A entrada é gratuita, não deixe de conhecê-lo.

Piazza Venezia em Roma na Itália

Piazza Venezia em Roma na Itália
Fontana di Trevi

Esta fonte está localizada ao final do Aqua Virgo, um aqueduto que carrega água de uma fonte natural, localizada a cerca de 20 quilômetros de Roma. É uma fonte muito bonita e costuma ficar muito cheia de gente, tanto durante o dia como também à noite. Aproveita para tomar um “gelato” enquanto aprecia a fonte.

Fontana di Trevi a fonte mais bonita de Roma na Itália

 

Diz a lenda que caso queira voltar à Roma deve jogar uma moeda na fonte por cima do seu ombro esquerdo. Caso queira voltar à Roma acompanhado deve jogar quatro moedas.

Fontana di Trevi a bonita fonte de Roma à noite

Fontana di Trevi a bonita fonte de Roma à noite

 

Piazza di Spagna

Essa praça está localizada bem no coração do centro de Roma, ficando sempre movimentada e cheia de gente sentada na sua escadaria. Na primavera a escadaria fica coberta de flores. Em frente tem uma bonita fonte.

Piazza di Spagna em Roma
Caminhar nas ruas próximas é um passeio agradável, principalmente para quem gosta de ver lojas. Muitas grifes e marcas famosas têm lojas por aqui.

 

Piazza Navona

É praça mais animada de Roma. Está sempre cheia de artistas de rua e movimentada. Aqui temos três bonitas fontes e também a embaixada brasileira. Não deixe de dar uma volta por essa bonita praça bem no centro de Roma.

Piazza Navona e a estátua de Giordano Bruno em Roma

Piazza Navona em Roma

 

Pantheon

Não deixe de incluir o Pantheon no seu roteiro! A construção é muito bonita e a entrada é gratuita. A região fica sempre bem movimentada. Em frente ao Pantheon você encontra uma bonita fonte.

Pantheon em Roma na Itália

Interior do Pantheon em Roma

 

É um dos lugares mais extraordinários da Itália. Foi construído no ano 25 a.C. e hoje abriga os sarcófagos dos reis italianos e figuras importantes da história da Itália. Se estiver com tempo, aproveite para sentar em um dos bares ou restaurantes na Piazza della Rotonda.

Movimento de bares e restaurantes em torno do Pantheon em Roma

 

Trastevere

É um dos bairros mais agradáveis de Roma para se passear, repleto de bares e restaurantes. É o point para ir passear em Roma à noite. O bairro é bem charmoso, com ruas estreitas e bem cheias de gente, principalmente à noite.

Trastevere em Roma ótima opção gastronômica

 

Castelo de Sant’Angelo

O Castelo de Sant’Angelo está localizado às margens do Rio Tibre e atualmente funciona como um museu. O lugar é legal para ser explorado e um passeio bem agradável. Serviu como fortaleza e esconderijo, tendo uma passagem direta para o Vaticano que foi utilizada por vários papas.

Castelo de Sant'Angelo pertinho do Vaticano em Roma

 

Villa Borghese

A Villa Borghese é um parque com uma imensa área verde e localizado pertinho do centro de Roma, a cerca de 1 quilômetro de caminhada desde a Piazza di Spagna. É um lugar bem agradável, com bonitas fontes, estátuas e um zoológico. No domingo, quando fomos, o lugar estava bem movimentado.

Villa Borghese um bonito parque no centro de Roma

 

Piazza del Popolo

A Piazza del Popolo, que em português significa praça do povo, destaca-se pelo seu tamanho e pela quantidade de elementos no mesmo espaço. Aqui está a igreja Santa Maria del Popolo.

Piazza del Popolo em Roma

 

Vaticano

Sendo ou não católico, ir até ao Vaticano é um passeio imperdível para quem está em Roma. O lugar é muito legal e abriga a imponente Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano, onde está a tão famosa Capela Sistina.

Catedral do Vaticano em Roma

 

Dicas de Roma

– Como em qualquer cidade grande, tome cuidado com sua bolsa e sua carteira. Mãos leve costumam agir nas atrações turísticas mais movimentadas. Tomando cuidado, você não deve ter problema algum.
– O trânsito de Roma é meio caótico. Dê preferência ao transporte público e tenha cuidado ao atravessar a rua, mesmo em cima da faixa de pedestre.
– Esteja preparado para caminhar bastante em Roma, já que o metrô não chega até todas as atrações turísticas e andar de ônibus pode ser meio confuso. Com um bom mapa e partindo de uma região central, é possível chegar sem problemas as principais atrações de Roma.
– Não deixe de experimentar o verdadeiro gelato italiano em uma das sorveterias espalhadas pela cidade.

2 thoughts on “Roma: explorando a cidade eterna – roteiros, dicas e atrações

  1. Oi , tudo bem??
    Você poderia por favor me dizer como você distribuiria os pontos turísticos de Roma ( com exceção do Vaticano) ao longo de 4 dias ?? Obrigada !!

    1. Você pode separar para visitar em cada dia os pontos turísticos mais próximos uns dos outros. Em um dia você consegue fazer, por exemplo, a parte do Coliseu, do Palatino e do Forum Romano, como também caminhar por aquela região que é bem legal. A parte do centro você consegue fazer tudo em um dia, incluindo a fontana di trevi e o plaza espanha.

Deixe um comentário