Guia para visitar o Vaticano: dicas e atrações do menor país do mundo

O Vaticano possui apenas 0,44 km², sendo considerado o menor país do mundo. Está localizado dentro da cidade de Roma, na Itália, sendo todo murado e considerado um país, tendo inclusive, chefe de Estado (que é o Papa), ministros e toda uma estrutura de governo.

Basílica de São Pedro no Vaticano

 

Conhecer o Vaticano é uma experiência única e deve estar no roteiro de todo o viajante pela Itália, principalmente para quem irá passar por Roma – já que o Vaticano está bem pertinho.

Independentemente de sua religião, vale muito a pena conhecer o Vaticano, pois é um local com uma história muito rica e com muitas obras de arte importantes. Lá encontramos muitas obras de arte de nomes que ficaram marcados na história, como Michelangelo, Rafael e Botticelli. O teto da Capela Sistina, de autoria de Michelangelo, uma obra maravilhosa e gigantesca, por si só, já vale a visita ao Vaticano.

Aconselhamos dedicar um dia inteiro ao Vaticano, para então poder conhecer suas principais atrações e obras com calma. Tem muita coisa para se ver no Vaticano, a coleção de obras de arte é impressionante e guarda muita história. Assim, recomendamos separar um dia no seu roteiro para conhecer o Vaticano.

 

Como chegar ao Vaticano

Estando em Roma é muito fácil chegar ao Vaticano, que está localizado a poucos quilômetros do centro da cidade. E possível utilizar o transporte público com tranquilidade, sendo as seguintes as principais opções:

– Ônibus 62: essa linha passa em diversos pontos de Roma, como República, Praça Espanha e Praza Veneza. Você pode descer em uma das paradas próximas ao Vaticano, ao longo da Via dela Conciliazione.
– Ônibus 64: liga a estação Termini (estação central de trem de Roma) a cidade do Vaticano, passando por pontos centrais de Roma, como a Praça Veneza. Você pode descer no ponto Ospedale Generale, Santo Spirito ou a próxima.
– Ônibus 81: boa opção para quem está visitando o Coliseu e quer visitar o Vaticano. Você pode descer na Praça Ressurgimento, perto da entrada dos Museus do Vaticano.
– Metrô: é um meio de transporte barato e rápido para se chegar ao Vaticano. Você deve pegar a linha A e descer na estação Cipro ou Ottaviano. A primeira é mais perto da entrada dos Museus do Vaticano, enquanto a segunda é mais perto da Basílica de São Pedro.

Se você tiver disposição, poderá ir a pé desde a região central de Roma até o Vaticano. Desde a Praça Vezena a caminhada leva cerca de 30 a 60 minutos e finaliza na linda Via de Conciliazione, que termina na Praça de São Pedro.

Apresentamos a seguir um guia das principais atrações (pontos turísticos) do Vaticano, para lhe ajudar a montar seu roteiro e aproveitar ao máximo sua visita:

Basílica de São Pedro

Após o controle de segurança, onde se passa por um detector de metais e as bolsas são vistoriadas por raio-x, já se está dentro da Praça de São Pedro e já é possível ver a majestosa Basílica de São Pedro. A praça é muito ampla, vale a pena parar por alguns minutos para apreciar a arquitetura e a grandiosidade da Basílica.

Praça de São Pedro no Vaticano Piazza di San Pietro

Praça de São Pedro no Vaticano Piazza di San Pietro

 

A entrada à Basílica de São Pedro é gratuita, não é preciso nem mesmo reserva prévia. Ao entrar na nave principal da Basílica, se tem a opção de comprar o áudio guia, que traz explanações s sobre os ambientes, as obras de arte e também conta a história de tudo o que se vê lá dentro. Tem áudio em português de Portugal. É um bom investimento para quem gosta de conhecer a história e ter maiores informações sobre o que se está visitando.

Interior da Basílica de São Pedro no Vaticano

Interior da Basílica de São Pedro no Vaticano

É difícil descrever a grandiosidade do interior da Basílica: tudo é muito bonito e bem cuidado. É permitido fotografar dentro da Basílica, então aproveite para registrar cada detalhe.

Interior da Basílica de São Pedro no Vaticano

 

Atrações (pontos de interesse) da Basílica de São Pedro

Passeie com calma dentro da Basílica e aproveite para conhecer as diversas capelas e procurar as seguintes atrações (pontos de interesse):

– A famosa Pietà de Michelangelo;
– A entrada do túmulo de São Pedro (que foi um dos 12 apóstolos e primeiro papa da igreja católica);
– A estátua de bronze de São Pedro;
– A cúpula que foi projetada por Michelangelo;
– O Baldaquino e a estátua de São Longuinho;
– O túmulo do Papa João Paulo II.

Interior da Basílica de São Pedro no Vaticano
A Basílica de São Pedro abre todos os dias às 7hs e fecha ao por-do-sol. O Museu do Tesouro fica aberto das 8hs às 18hs.

Museus do Vaticano

Os museus do Vaticano ficam pertinho da Basílica de São Pedro e são uma experiência única. São vários pequenos museus, mas que na realidade funciona como um museu só, bastante organizado.

Museus do Vaticano atração imperdível

Quando chegamos, tinha uma fila bem extensa e a entrada demorou um pouco. Após entrar você encontra placas indicando para que lado está cada museu e pode escolher por onde começar a visita. Você pode pegar um mapa para se orientar melhor.

Museus do Vaticano atração imperdível

O trajeto principal é o que leva até a famosa Capela Sistina e as Stanze di Raffaelo. As placas indicam o caminho a ser seguido e optando por ele, você passará por várias partes interessantes do museu e poderá ver importantes obras de arte. O lugar estava muito cheio, com muitos grupos acompanhados por guias turísticos.

Museus do Vaticano atração imperdível

O lugar é muito bonito e cheio de obras de arte interessantes por toda parte. Pode-se passar o dia inteiro apreciando cada detalhe do museu, que é extremamente bem cuidado.

Museus do Vaticano atração imperdível estátua

Museus do Vaticano atração imperdível

Detalhes teto do Museus do Vaticano atração imperdível
Após subir e descer muitas escadas e passar por salas lindíssimas, chega-se ao ponto alto do museu, ao destino mais esperado da visita ao lugar: a Capela Sistina.

 

Capela Sistina

A Capela Sistina é decorada com afrescos pintados por importantes artistas da Renascença, como Sandro Botticelli e Michelangelo. É nessa capela que é realizado o conclave, o processo de escolha do novo papa.

Uma vez dentro da Capela Sistina, preste atenção no seu teto, que foi pintado por Michelangelo e é considerado um dos trabalhos mais importantes da História da Arte. Michelangelo demorou quatro anos para finalizar esse trabalho e exigiu muito esforço, pois precisou trabalhar em cima de um andaime de 16 metros de altura, deitado e pintado sobre sua cabeça.

Não é permitido tirar fotos dentro da Capela Sistina e é melhor nem tentar: várias funcionários ficam tomando conta e estão prontos para chamar a atenção das pessoas que tentam fotografar. Assim, não temos fotos da Capela Sistina 🙁

 

Quanto custa a entrada aos Museus do Vaticano?

A visita aos Museus do Vaticano, que inclui a Capela Sistina, é paga e o ingresso pode ser comprado no local, custando 16 Euros. Crianças de 6 a 12 anos pagam 5 euros.

Para evitar a fila da bilheteria, pode-se comprar antecipadamente pela Internet.

Dicas para visitar o Vaticano:

– O Vaticano é muito visitado pelos turistas e por isso costuma ficar cheio o ano todo. Procure chegar bem cedo para evitar perder muito tempo na fila.
– Optamos por visitar primeiro os Museus do Vaticano, deixando para conhecer a Basílica de São Pedro depois do almoço.
– Nas ruas próximas ao Vaticano tem muitas opções para se almoçar ou fazer lanche.
– Procure vestir roupas e calçados confortáveis, pois você precisará caminhar bastante para conhecer as principais atrações.
– Todo último domingo do mês e no dia 27 de setembro (dia mundial do turismo) a entrada é gratuita. Contudo, prepara-se para encontrar o Vaticano lotado.
– Você pode enviar um cartão postal diretamente do Vaticano (tem um Correios funcionando dentro do Vaticano), com direito a carimbo.

Vale a pena?

Visitar o Vaticano é uma experiência incrível, não deixe de incluí-lo em seu roteiro pela Itália. Além de visitar a Basílica de São Pedro, compre o ingresso para os Museus do Vaticano que você não se arrependerá: o lugar é lindo e guarda muita história, incluindo a Capela Sistina.

 

Deixe um comentário