Viena: visitando o Palácio de Schönbrunn

O Schloss Schönbrunn (Palácio de Schönbrunn), em Viena, é uma das principais atrações turísticas da cidade de Viena, capital da Áustria e um dos mais belos palácios da Europa, sendo imperdível sua visita para quem está na cidade.

Palácio de Schönbrunn em Viena Áustria
O Palácio de Schönbrunn foi construído no final do século XVII pelo imperador Leopoldo I em estilo barroco. O palácio é imenso, tendo 1.441 aposentos, além de um imenso parque – que inclui um labirinto, muitos jardins e um zoológico. O local foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1996, por sua importância histórica e coleção de mobiliário.

Palácio de Schönbrunn em Viena Áustria
Aos longos dos anos, devido a muitas guerras e conflitos, algumas partes originais dos castelos foram destruídas. Sob o comando da imperatriz Maria Teresa da Áustria, o palácio sofreu suas últimas mudanças e reformas. Maria Teresa deu a luz a 16 filhos, incluindo a rainha decapitada da França, Maria Antonieta, que construiu o lindo Gloriette, em estilo neoclássico, no alto da colina situada atrás do palácio e de onde se tem uma bonita vista tanto do palácio como da cidade de Viena.

Palácio de Schönbrunn em Viena Áustria
O nome Schönbrunn é em função de uma “bela fonte” (em alemão Schöne Brunnen) encontrada no local. Antes do palácio de verão, existia no lugar um pavilhão de caça que fora destruído pelos turcos. Até a Primeira Guerra Mundial, o Schönbrunn foi a residência de verão oficial da família imperial.

Palácio de Schönbrunn em Viena Áustria

 

A visita ao Palácio de Schönbrunn 

O Palácio de Schönbrunn possui um total de 1.441 aposentos, dos quais podem ser visitados 22 ou 40, dependendo do ingresso adquirido: Imperial Tour ou Grand Tour, respectivamente.
Logo na entrada, não deixe de pegar o áudio guia, que lhe proporcionará uma visita interativa, trazendo importantes informações acerca do Palácio e seus aposentos.
Visitando os aposentos, você poderá conhecer as preferências e tradições das gerações dos Habsburgs. Terá a oportunidade de pisar em salões grandiosos e construídos por Maria Teresa, além de aposentos um tanto quanto simples, como os quartos do Imperador Francisco Jose e de Sissi, sua esposa.
A visita ao interior do palácio é muito interessante, pois você terá a oportunidade de conhecer detalhes dos aposentos e da decoração, além de poder pisar em aposentos onde importantes eventos da história aconteceram.
O Palácio é muito bem conservado e a visita bastante prazerosa. O áudio guia, sem dúvida, torna a visita mais informativa e você poderá aprender um pouco da história do Palácio.
Destaque da visita ao Palácio são os aposentos da Imperatriz Sissi, uma das soberanas europeias mais marcantes no imaginário popular e bastante famosa em toda Áustria. O áudio guia traz importantes informações sobre a Imperatriz.
Além de visitar o interior do Palácio, vale muito a pena passear pelo parque e visitar algumas das outras atrações:

– Tiergarten: é o zoológico de Schönbrunn. É muito bonito e bem cuidado, sendo considerado um dos mais antigos do mundo.

Vienna Zoo Zoológico de Viena o Tiergarten

 

– Kronprinzengarten: são os jardins do príncipe, localizados ao lado leste do palácio. São imensos e muito bonitos. Não deixe de ir conferir.

Palácio de Schönbrunn em Viena Áustria
– Gloriette: foi construído no ano de 1.775 para servir como um ponto focal e um mirante para os jardins do palácio. Já foi usado como sala de jantar e também sala de espetáculos. As esculturas decorativas do Gloriette são assinadas pelo famoso escultor Johann Baptist von Salzburg Hagenauer.

Gloriete no Palácio de Schönbrunn em Viena Áustria

 

– Irrgarten (Labirinto): São dois labirintos no complexo, sendo o maior com 600 metros de comprimento. É muito divertido e interessante.
Como você pode perceber, o lugar é imenso e requer muito tempo para se ver tudo com calma. Visitar o interior do palácio e as demais atrações do complexo requer um dia inteiro.

 

Palácio de Schönbrunn em Viena Áustria

Ingressos para o Palácio de Schönbrunn 

Em 2016, os ingressos disponíveis são os seguintes:
– Imperial tour: permite visitar 22 salas, incluindo salas de estado e aposentos de Franz Joseph e Sisi. Demora cerca de 30 a 40 minutos e custa 13,30 euros para adultos e 9,80 euros para crianças.
– Grand tour: com esse ingresso você tem acesso a 40 salas, incluindo as salas do Imperial tour e interiores da época de Maria Theresia. A duração média é de 1 hora e custa 16,40 euros para adultos e 10,80 euros para crianças.
– Sisi Ticket: inclui três atrações: Schönbrunn Palace, Imperial Furniture Collection e Hofburg – incluindo o Museu Sisi e a coleção de prataria. Custa 28,80 euros para adutos e 17 euros para crianças. É uma boa escolha para quem deseja visitar as três atrações. Permite visitar uma vez cada atração e não precisa serem as três no mesmo dia.

Como chegar ao Palácio de Schönbrunn 

 

Apesar de estar um pouco longe do centro de Viena, o Palácio pode ser facilmente acessado utilizando-se o eficiente transporte público da cidade:
– Linha U4: Schönbrunn Station
– Trams: 10 ou 58 Schönbrunn Station
– Ônibus: 10A Schönbrunn Station

Vale a pena?

 

Não deixe de incluir o Schönbrunn Palace em seu roteiro, pois é uma das principais atrações de Viena e abriga muita coisa interessante sobre a história da Áustria. O seu interior pode ser visitado em dias nublados ou chuvosos, mas os jardins merecem um dia de sol, pois são lindos.
Agradecemos ao Schloß Schönbrunn pela cortesia.

 

Deixe um comentário