Wimbledon: atração imperdível para os fãs de tênis em Londres

Uma atração imperdível para os fãs do tênis em Londres é visitar o complexo do All England Lawn Tennis Club, clube que sedia anualmente o Torneio de Wimbledon – o mais prestigiado torneio de tênis em todo o mundo.

No complexo você tem à disposição duas atrações: o Museu do Tênis de Wimbledon e o tour pelo complexo, incluindo a glamurosa “Centre Court” (quadra central). A visita as duas atrações proporciona uma visão geral do torneio e permite ao visitante entrar em áreas frequentadas pelos jogadores, como, por exemplo, os vestiários e sala de entrevistas.

 

Como chegar

 

O complexo está localizado em uma área residencial bem tranquila e bonita, não muito longe do centro de Londres, na Church Road, em Wimbledon, Londres.

Usando o transporte público você pode pegar a District Line e descer na estação Southfields (Zona 3) do metrô de Londres. Da estação, você pode caminhar aproximadamente 15 minutos até o complexo ou então embarcar no ônibus número 493.

Se você tiver comprado um travelcard ou passe semanal apenas para as zonas 1 e 2, poderá ir de metrô até a estação East Putney que está na Zona 2 do metrô (District Line). Saindo da estação, caminhe para a esquerda até a esquina e então pegue o ônibus número 39 (sentido Clapham Junction StnFalcon Rd) e peça para o motorista parar no ponto próximo à entrada do complexo. Para retornar basta fazer o caminho inverso, embarcando no ônibus 39 agora sentido a Putney Bridge e descendo no ponto perto da estação East Putney. Optamos por esse caminho e achamos bem tranquilo.

 

Ingressos e horário de funcionamento

 

O Museu está aberto todos os dias, das 10hs às 17hs (incluindo finais de semana e feriados). A última entrada no Museu é às 16:30hs.

Existem dois tipos de ingresso:

– Ingresso somente para o Museu, que custa 13 libras por adulto e 8 libras por criança. Com esse ingresso você poderá visitar a Centre Court, acompanhado de um guia, por cerca de 10 minutos. Esse tour até a quadra central parte de hora em hora da loja do Museu e após às 15:30hs, a cada 30 minutos.

– Ingresso para o Museu e Tour, que custa 24 libras por adulto e 15 libras por criança.

Preços base de setembro de 2015.

Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na atração ou reservados pela Internet (http://www.aeltc.com/museum/). Para garantir lugar no tour na hora desejada, recomendamos reservar previamente pela Internet.

 

O Museu

 

A entrada do museu fica dentro da loja oficial de Wimbledon. Antes de entrar no museu, vale a pena dar uma olhada na loja, pois tem vários artigos legais relacionados com o torneio.

Pegue na entrada o audio-guia (gratuito), ele traz informações interessantes. É possível escolher o idioma desejado e o português está disponível.


O museu é bem completo e contra toda a história do tênis, mostrando como o esporte evoluiu ao longo dos anos, incluindo as raquetes, bolas e vestimentas utilizadas.


O audio-guia ajuda a contar a história do esporte, juntamente com telas interativas e filmes com melhores momentos do torneio, incluindo o primeiro saque no All England Lawn Tennis Club, no ano de 1877.

No museu, não deixe de conferir:

– A coleção de troféus.
– Cinema em 200º, com efeitos especiais, que apresenta a ciência do esporte.
– Vídeos dos melhores momentos da história do torneio de Wimbledon.
– Coleção de objetos (bolinhas, uniformas e raquetes) que mostram toda a evolução do torneio.
– Roupas e equipamentos doados pelos jogadores mais bem ranqueados no torneio.
– As galerias interativas.


A decoração do museu é muito legal. Dentro do museu tem um joguinho legal onde você poderá testar seus reflexos contra um oponente.

O tempo médio de visita ao museu é de 60 minutos. Contudo, para ver tudo com calma e ainda ouvir todas as faixas do audio-tour, você demorará muito mais do que uma hora dentro do museu…

 

O Tour

 

Não deixe de realizar o tour, ele é muito legal e te leva a alguns lugares exclusivos, como os vestiários dos jogadores. O tour tem duração de aproximadamente 90 minutos e está disponível em inglês. Grupos privados são bem-vindos e podem optar por 17 idiomas, sendo necessário solicitar a reserva com antecedência.


O tour consiste em um passeio guiado por diversas áreas do complexo. O guia que conduz o passeio foi bastante gentil e forneceu informações interessantes acerca do torneio e também do complexo. Explicou que é muito difícil se tornar sócio do All England Lawn Tennis Club e brincou que a maneira mais fácil é ser campeão do torneio Wimbledon.


Achamos legal quando o guia falou que a grama em Wimbledon é sagrada, que vale mais do que ouro. Que não é permitido tocar na grama, nem sequer pensar em tocar na grama!

No tour aprendemos como a grama de Wimbledon é tratada e cuidada para estar perfeita para o torneio. Descobrimos que a Center Court somente é utilizada durante o torneio, estando aberta apenas para visitações no restante do ano.

O guia nos levou para ver as instalações para a imprensa, para as redes de televisão e também para os jogadores.


Os principais pontos que o guia nos levou foram os seguintes:

– Quadra número 1.
– Centro de imprensa, incluindo onde os jogadores dão entrevistas.
– Entrada dos jogadores.
– Centre Court (Quadra Central).
– Aorangi Terrace (The Hill): gramado onde durante o torneio é instalado um imenso telão para que os visitantes possam assistir aos jogos que estão acontecendo.


O guia para em alguns pontos estratégicos para fornecer informações e também para fotos. Mas o tempo de cada parada é curto, então não perca tempo e tire as fotos que quiser. É permitido fotografar todas as áreas do complexo, somente não pode tirar fotos dos sócios do clube, dos jogadores vestidos de branco que estejam jogando ou circulando pelo complexo.

Achamos muito interessante que até mesmo as crianças fazendo aula e os adultos praticando tênis estavam todos trajados de roupas brancas.

 

Vale a pena?

 

O passeio sem dúvida vale a pena para os fãs do esporte. É um passeio interessante e diferente para se fazer em Londres. É a oportunidade de entrar no complexo onde é realizado o mais glamoroso torneio de tênis do mundo.
Reserve pelo menos metade do dia para fazer o passeio com calma. O complexo está em uma área muito charmosa.
Agradecemos ao Visit Britain (www.visitbritain.com) por toda a colaboração nesta viagem.

 

Deixe um comentário