Hawaii – Big Island: explorando a maior ilha do Hawaii!

A ilha do Hawaii, conhecida por Big Island, é a maior ilha do arquipélago do Hawaii (formado por 19 ilhas), oferecendo desde praias ao estilo caribenho até praias de areia preta e vulcões. A diversidade oferecida pela ilha é tão grande que é possível esquiar e uma hora depois estar nadando em uma belíssima praia.

O cenário da Big Island é incrível: pode-se ver desde áreas desertas, devastadas pela lava, até lindas flores!

 

Como chegar

A Big Island é servida por dois aeroportos principais, localizados nas cidades de Kona e Hilo. As principais companhias aéreas americanas voam para Kona. Já para Hilo, o número de voos é menor, mas é possível ir desde os Estados Unidos com a United.

 

Onde ficar

A principal região hoteleira da Big Island localiza-se em Kona e regiões próximas. É possível encontrar desde opções econômicas até resorts. Kona é uma boa localização para visitar as principais praias e atrações turísticas. Contudo, o Parque Nacional dos Vulcões, principal atração da ilha, localiza-se a aproximadamente 2:50hs de carro.

A cidade de Hilo, do outro lado da costa, é outra opção de hospedagem. Nela você encontra hotéis menores, muitos operados pelos próprios proprietários. É uma excelente opção para visitar este lado da costa e também o Parque Nacional dos Vulcões, que fica localizado a cerca de 40 minutos de carro.

Para ficar bem próximo do Parque Nacional dos Vulcões, a melhor opção é a cidadezinha de Volcano, cheia de galerias de arte e cafés à beira do vulcão Kilauea. De lá, você chega à entrada do Parque em cerca de 10 minutos de carro.

 

Transporte

Para explorar a ilha o ideal é alugar um carro. As principais locadoras estão localizadas nos aeroportos de Kona e Hilo. Procure efetuar sua reserva com antecedência. Se for retirar o carro em Kona e pretender devolvê-lo em Hilo, verifique se a locadora não está cobrando a taxa de retorno (one way fee). Se estiver cobrando, tente procurar outra que não cobre.

As estradas na Big Island já são uma atração, pois muitas delas passam por terrenos onde a lava desceu, sendo possível ver o rastro da destruição. São muitas opções para parar pelo caminho, por isso o carro é tão importante.

Existe transporte público na ilha, mas não cobre todas as atrações e os horários são limitados.

Táxi não é uma boa opção, pois as distâncias são grandes e as corridas não saem baratas.

 

Compras

Kona concentra grande parte das lojas de lembranças, roupas e demais artigos da ilha. A avenida beira-mar é cheia de lojinhas e pequenos shoppings.

Uma opção mais sofisticada para compras é o Waikoloa Village, próximo ao Hilton, onde você encontra várias grifes. O lugar é muito bonito e se estiver passando pelo caminho vale a pena entrar para conhecê-lo.

 

Onde comer

A avenida beira mar de Kona é cheia de bares e restaurantes, que servem pratos variados. Muitos funcionam para o café da manhã. Em Kona e Hilo você encontra os principais fast foods americanos, como McDonald’s e Burger King.
Parque Nacional dos Vulcões

O Parque Nacional dos Vulcões (Volcanoes National Park), na minha opinião, é a principal atração da Big Island, abrigando o Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo. Oferece uma série de atividades e paisagens de tirar o fôlego. Lá é possível contemplar a natureza em todo seu esplendor, conhecendo as origens da ilha.


Para entrar no parque, paga-se uma taxa por veículo, válida por 7 dias consecutivos. Assim, se pretender retornar ao parque outro dia, guarde o recibo. Pessoas a pé também pagam uma taxa para entrar.

A temperatura dentro do parque costuma ser geralmente baixa, principalmente à noite. Por isso, recomenda-se levar um bom agasalho.

Ao chegar ao parque, dirija-se ao Kilauea Vistor Center, para pegar mapas e informações sobre o Parque. Se estiver com tempo, assista ao vídeo sobre vulcões gratuitamente, interessante para se conhecer como o arquipélago foi formado.

Dicas para conhecer o Parque:

– Dirija pela Chain of Craters Road: estrada que passa por diversos fluxos vulcânicos, descendo até o nível do mar, quando então foi interrompida pela lava. A paisagem é fantástica e tem diversos mirantes para tirar fotos pelo caminho. Uma opção de trilha é a Pu’u Loa Petroglyphis, com cerca de 1,5 km de extensão. Quando a estrada estiver fechada para veículos, estacione e continue caminhando por ela, você chegará ao ponto em que a lava passou por cima da estrada. Reserva cerca de 4 horas para fazer este roteiro.


Seguindo a trilha sinalizada sob a lava, chega-se até a interessante placa “Road Closed” que ficou presa na lava:


A trilha é muito diferente, pois se caminha sob a lava. Procure seguir as plaquinhas brancas, pois elas indicam o caminho da trilha.

Seguindo pela trilha, chega-se a este ponto onde é possível ver uma parte do asfalto.

A Chain of Craters Road possui diversos mirantes que valem uma parada. As vistas são muito bonitas, como a da foto a seguir, onde é possível ver o caminho que a lava seguiu até chegar ao mar:


Note que a vegetação começa a nascer sob a lava…


Na Chain of Craters Road está o início dessa interessante trilha, bem fácil de ser percorrida:


– Thurston Lava Tube: atração imperdível! Você terá a oportunidade de passar dentro de um lava tube.

– Jaggar Museum: muito interessante para conhecer mais sobre os vulcões. Oferece uma vista espetacular da cratera. À noite é possível ver as luzes saindo do vulcão. O horário do funcionamento do museu varia de acordo com o por-do-sol.

– Steam Vents. No caminho entre o Visitor Center até o Jaggar Museum, vale uma parada para ver os Steam Vents.

O parque oferece muitas opções de trilhas, com diferentes extensões e dificuldades. As principais são:

Kilauea Iki Crater: Trilha incrível, que passa dentro da cratera do vulcão, com extensão de aproximadamente 3,9km. Primeiro você precisará descer até a cratera, depois terá que subir de novo!


Devastation Trail: Trilha bem fácil, que passa pelo rastro de devastação do vulcão, com cerca de 800 metros de extensão.

Sulphur Banks Trail: Esta trilha passa entre pontos que saem fumaça da terra, devido a atividade vulcânica.

 

Outros parques

Além do Parque Nacional dos Vulcões, existem outros parques que merecem uma visita:

 

Kaloko-Honaokohau

Este parque foi criado em 1978 e oferece a oportunidade de caminhar em uma trilha de petróglifos que leva a uma praia incrível.

Quando fomos, havia muitas tartarugas tanto na areia como no mar!

 

Puuhonua O Honaunau National Historical Park

Este parque é muito legal, pois é um sítio arqueológico havaiano à beira mar, oferecendo excelentes oportunidades para fotos. É cobrada uma entrada por veículo, válida por 7 dias consecutivos.

Mauna Kea

É a montanha mais elevada do arquipélogo do Hawaii, sendo onde está localizado um dos observatórios da Nasa.

Sem veículo 4×4 é possível chegar até o Visitor Center, onde são oferecidos equipamentos para observar as estrelas e os planetas. Se pretender chegar até o topo, recomenda-se fazer uma parada por aqui para fins de aclimatação, tendo em vista a elevada altitude.

Para chegar até o observatório da Nasa, somente com veículo 4×4.

 

Praias

Na Big Island é possível encontrar desde praias de areia branquinha até praias de areia preta. As principais praias estão localizadas no lado de Kona.
Kahulu Beach Park

Esta praia oferece o snorquel mais fácil de toda ilha. É muito fácil entrar e sair. São muitos os tipos de peixes que se pode ver e, com um pouco de sorte, tartarugas. Todas as vezes que fomos vimos tartarugas próximas a areia. Possui amplo estacionamento, duchas e banheiros.

 

 

Kealakekua Bay

A grande atração desta praia é fazer snorquel com golfinhos. Chegando bem cedo, você pode dar a sorte deles estarem perto da baía. Se não estirem próximos a baía, tente enxergá-los no caminho até o Captain Cook Monument. Se estiverem por ali, uma opção é alugar um kayak no local para ir até eles. Dá pra descer do kayak e fazer snorquel com eles. Após o snorkel, siga de kayak até o Captain Cook Monument.

Após cerca de 25 minutos de kayak, chega-se até ao Captain Cook Momument. Tem uma área no local para estacionar o kayak. O recife de coral próximo ao monumento é muito bonito e vale a pena fazer snorquel.

 

Honaunau Bay

Oferece excelentes condições para snoquel, com belíssimos recifes de corais. Se procurar bem, encontrará uma surpresa muito legal no fundo do mar!

 

Green Sand Beach

É uma praia de areia verde, com acesso somente com veículos 4×4. Você pode ir com um carro comum até o início da trilha, mas a partir de lá, terá que ir a pé por mais 4 km para chegar até a praia. Alguns locais oferecem o transporte em caminhonetes até a praia. Como estávamos sem 4×4, não fomos…

 

Punalu’u Black Sand Beach

Após a entrada para a Green Sand Beach, continuando no sentido de Volcano, você chega até esta incrível praia, toda de areia preta. Se estiver com sorte, poderá ver algumas tartarugas marinhas descansando na praia.

 

Hapuna Beach Park

Praia bastante extensa com áreas de sombra e uma boa infra-estrutura. Amplo estacionamento.

 

Kehena Beach Park

Praia de areia preta onde o nudismo é tolerado. Localiza-se a cerca de 1:30hs do Parque Nacional dos Vulcões, próximo a Kalapana. Não tem infra-estrutura. Para chegar até ela, siga uma pequena trilha a partir do estacionamento.

 

Outras praias

Dirigindo pela costa do lado de Kona você encontrará entradas para várias outras praias, algumas de fácil acesso e outras que somente por trilhas é possível chegar.

 

Cachoeiras

A ilha possui muitas cachoeiras, sendo duas as mais fáceis de visitar: Akaka Falls e Raibow Falls.

 

Akaka Falls State Park

Localizada próximo a Hilo, é uma bonita queda d’água, visível após uma curta trilha.

 

Rainbow Falls

Esta cachoreira está localizada no centro de Hilo, a poucos passos do estacionamento.

 

Waipio Valley

O Waipio Valley situa-se entre as cidades de Hilo e Kona, sendo um daqueles lugares que a natureza caprichou bastante… O lugar é muito bonito! Do Waipio Lookout tem-se uma vista maravilhosa do vale. Com um carro 4×4 ou com disposição para caminhar, é possível descer até a praia.

 

Carlsmith Beach Park

Pertinho do centro de Hilo, essa praia é sensacional! A beleza mistura uma paisagem exuberante com um mar cristalino. Lugar muito bom para snorquel e mergulho. Vimos várias espécies de peixes e também tartarugas. Com sorte, dizem que é possível ver até golfinhos! É um lugar muito especial e imperdível!

 

Enfim, a Big Island é uma ilha para ser explorada com calma, com bastante tempo. As longas distâncias entre as atrações exigem uma estadia de uma semana para se conhecer bem a ilha.

 

6 thoughts on “Hawaii – Big Island: explorando a maior ilha do Hawaii!

      1. Olá, estou planejando ficar 5 noite em Big Island, 3 noites em Kona e 2 noites na região dos vulcões. Chegarei em Kona vindo de São Francisco e estou planejando sair por Hilo para Maui. É uma boa estratégia?

        1. Isso mesmo, vale a pena dividir a hospedagem entre Kona e a região dos vulcões. Para visitar a região dos vulcões, você pode se hospedar em Volcano que fica mais perto do parque ou na charmosa cidade de Hilo, que também tem atrações bem legais.

    1. As duas são bem diferentes! Se você for ficar pelo menos 4 dias, indicaria a Big Island. A ilha é incrível e possui características peculiares e praias bem diferentes das que estamos acostumados no Brasil.

Deixe um comentário