Cartão de crédito e milhas: o que analisar na hora da contratação

Escolher o cartão de crédito mais adequado ao seu perfil e objetivos de acumulação de milhas é determinante para a quantidade de milhas que se receberá mensalmente.

Os cartões de crédito geralmente são divididos em categorias: nacional, internacional, gold, platinum e infinit/black. Normalmente, os cartões nacional possuem anuidade menor e menor taxa de conversão de dólar gasto em milhas, enquanto os cartões infinit/black possuem anuidade maior e melhor taxa de conversão de dólar gasto em milhas. Além disso, a renda mínima é menor para o nacional e maior para os cartões infinit/black.

Assim, o primeiro passo é analisar qual o cartão ideal para o seu perfil, considerando a renda mínima e o valor da anuidade.

Para acumular mais milhas, é recomendável contratar um cartão platinum. Embora os cartões Black/Infinit possuam excelentes taxas de conversão de dolár gasto em milhas, eles estão disponíveis apenas por convite das administradoras de cartão de crédito.

Dependendo do banco, a taxa de conversão de milhas por dólar do cartão platinum é diferente. Por isso, é importante consultar qual a taxa de conversão e o valor da anuidade de cada banco, para fazer uma escolha consciente do cartão ideal.

O cartão de crédito Smiles, comercializado pelo Banco do Brasil e Bradesco, oferecem boas taxas de conversão. O platinum, por exemplo, credita na conta Smiles do cliente duas milhas para cada dólar pago.

A credicard possui o cartão Exclusive que, na modalidade Platinum, credita 2 pontos a cada dólar pago no programa de recompensas Credicard. Existe a possibilidade de turbinar o acúmulo de pontos, passando a receber 4 pontos por dólar (no cartão Platinum), pagando 4% do valor da fatura como taxa.

Os cartões de crédito podem ser uma boa fonte de acumulação de pontos que podem ser trocados por milhas nos principais programas de fidelidade oferecido pelas companhias aéreas. Para maximizar o acúmulo, é importante escolher um cartão adequado.

Antes de transferir os pontos acumulados no cartão de crédito para o programa de milhagem escolhido (Smiles, TAM Fidelidade…) é importante verificar a quantidade de milhas exigida pelo programa para o trecho desejado e se existe disponibilidade nas datas desejadas. A consulta da disponibilidade serve apenas para verificar se ainda tem, pois muda constantemente e pode não ter mais quando as milhas forem creditadas.

One thought on “Cartão de crédito e milhas: o que analisar na hora da contratação

Deixe um comentário