Saint Barthélemy: uma das ilhas mais exclusivas do Caribe!

Com uma área de 21 km² e população de 7.000 habitantes, Saint Barthélemy ou St. Barth é uma das ilhas mais charmosas do caribe e esbanja bom gosto, com excelentes praias.

A capital de Saint Barthélemy é Gustavia, local de onde desembarcam quem chega de barco das ilhas vizinhas. O idioma oficial é o francês, mas o inglês é falado por grande parte da população. A moeda oficial é o euro, mas o dólar é aceito em toda a ilha.

Gustavia é o centrinho, com diversas lojas, galerias de arte e restaurantes. Os preços não são nada convidativos.

 

Como chegar

Do Brasil pode-se chegar a Saint Barthélemy via Sint Maarten, com a Copa Airlines ou com as companhias áreas americanas, como American, Delta e United.

De Sint Maarten, pode-se pegar um vôo com pequenas aeronaves até o aeroporto de Saint Barthélemy. O vôo dura cerca de 20 minutos e tem uma aterrisagem pra lá de eletrizante na ilha, devido a topografia do local onde está o aeroporto.

Outra opção para chegar até St. Barth é por barco a partir de Saint Maarten. Duas principais companhias oferecem o serviço: a Great Bay Express e a Voyager. A travessia leva cerca de 45 minutos.

 

Onde ficar

Tudo é caro em St. Barth e não seria diferente com as acomodações. Contudo, é possível encontrar opções para todos os bolsos. É recomendável realizar reserva com antecedência, principalmente na alta temporada, que vai da segunda quinzena de dezembro até a semana santa.

 

Praias

St. Barth possui diversas praias, sendo três as que se destacam:

 

Anse du Gouverneur

Seguindo a direita de Gustavia, após subir um morro, chega-se a esta belíssima praia, com mar azul, calmo e areia branca. Nela não há nenhuma infra-estrutura, por isso, leve sua própria cadeira, guarda-sol e lanche.

 

Ande de Grande Saline

Um pouco além da praia Gouverneur, chega-se a Anse de Grande Saline, outra linda praia de St. Barth, com águas convidativas para banho com uma transparência incrível. É possível praticar snorquel nas suas pontas, perto das pedras. Geralmente nudistas se concentram no lado direito da praia e o topless é praticado em toda praia.

 

Anse de Colombier

Esta praia é acessível por uma trilha de aproximadamente 20 minutos, mas a beleza da praia compensa o esforço. O local é indicado para snorquel e, como as praias anteriores, não possui infra-estrutura.

 

Dicas:

– Se você está em St. Maarten, é possível passar o dia em St. Barth. Pode-se ir no primeiro barco da Great Bay Express e retornar no último, às 18:30hs. É recomendável reservar um carro com antecedência e solicitar a retirada/entrega no porto. Com o carro fica fácil explorar a ilha. Algumas locadoras disponibilizam GPS.

– Indo apenas passar o dia e não alugando carro, você ficará limitado ao centro, mas poderá caminhar até Shell Beach, perto de Gustavia. O que é muito pouco, levando em consideração o que a ilha oferece. Outra opção é contratar um taxi para fazer um “ilha tour”.

– As ruas em St. Barth são muito apertadas. Em ruas na qual você pode achar que mal cabem um carro, na verdade são de mão dupla.

– Em St. Barth você verá pelas ruas diversos tipos de veículos. Se for alugar um carro, escolha um pequeno, pois será mais fácil para digirir pelas ruas estreitas e também para estacionar.

 

Deixe um comentário