Dicas para alugar um carro no exterior

Quando estiver planejando sua viagem, você deve considerar a possibilidade de alugar um carro. Contar com um veículo próprio pode facilitar os seus deslocamentos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito fácil alugar um carro e também dirigir pelas suas estradas. Contando com a ajuda de um GPS fica ainda mais fácil. Algumas cidades como Nova Iorque ou São Francisco podem ser conhecidas facilmente com o transporte público, mas outras, como Los Angeles, Miami e Orlando ficam bem mais fáceis de ser exploradas se você estiver de carro.

Alugar o carro ainda no Brasil

Uma boa opção para encontrar bons preços na locação é alugar o carro ainda no Brasil. Geralmente as tarifas são maiores no balcões da locadora. A maioria das locadoras internacionais permite que você realize as reservas pela Internet, muitas garantem a reserva e você pode pagar diretamente na locadora quando for retirar/entregar o veículo. Algumas locadoras ou dependendo da promoção, podem exigir o pagamento no Brasil.
Você pode reservar diretamente pelo site da locadora ou solicitar a reserva em alguma agência ou operadora.

Franquia de KM e taxa de retorno (one way)

É importante verificar se a locação inclui quilômetros ilimitados ou se há alguma franquia.
Quando você alugar o carro em uma loja da locadora e devolve em outra, ela pode cobrar uma taxa chamada one way (taxa de retorno). Dependendo da locadora e da distância entre as lojas, esta taxa pode ser bem elevada.
Por isso, é importante verificar na cotação se está sendo cobrada esta taxa de one way ou se ela será cobrada ao devolver o veículo.
Nos Estados Unidos, muitas locadoras não cobram esta taxa quando a locação e a devolução ocorrem no estado da Flórida. Assim, por exemplo, você pode alugar o carro em Orlando e devolvê-lo em Miami. Mas é sempre bom consultar as informações na cotação.
Entre outros estados americanos, como por exemplo, California e Nevada, algumas locadoras não cobram a taxa e outras cobram. Por isso é importante consultar várias locadoras para encontrar a melhor opção.

Seguros / Coberturas

As locadoras colocam a disposição dos clientes diferentes seguros / coberturas, sendo os principais:

CDW (Collision Damage Waiver) / LDW (Loss Damage Waiver):
Não é um seguro, embora para o locatário funcione como um. Ao contratar esta cobertura, a locadora renuncia seus direitos de cobrar do locatário perdas e danos por roubos, furtos ou danos causados ao veículo, desde que o contrato nao tenha sindo infringido. Quando você não contrata esta cobertura, você fica responsável pela reparação das perdas e danos.
Alguns cartões de crédito oferecem esta cobertura quando você paga a locação com ele. Contudo, é importante verificar as cláusulas e limites de cobertura antes de optar por recusar o CDW/LDW da locadora.

EP (Extended Protection) / LIS ou LP: oferece uma cobertura extendida até um determinado limite (que depende da localidade) para danos físicos e materiais causados a terceiros, incluindo também cobertura em caso de ferimentos, invalidez e morte provocados pelo locatário.
A cobertura CDW/LDW cobre apenas o veículo locado. Assim, se você provoca um acidente, fica responsável pelas perdas e danos.

CPP (Carefree Personal Protection) / PAI / PEC / PTI: oferece uma indenização em caso de acidente e cobertura para gastos médidos relacionados com acidentes com o veículo locado.

Documentação

Geralmente as locadoras exigem o passaporte, cartão de crédito e a carteira de habilitação. É importante verificar se a localidade aceita a carteira de habilitação brasileira ou se exige a Permissão Internacional para Digirir.
Nos Estados Unidos a carteira de habilitação brasileira é aceita pelas locadoras. Contudo, você deve confirmar esta informação com a locadora.

Verificar o carro

Quando receber o carro, verifique se todos os arranhões, amassados, danos no interior do veículo, etc., foram devidamente anotados na ficha de vistoria. Caso não tenha sido registrado na vistoria, quando você devolver o carro, a locadora poderá responsabilizá-lo pelo dano.

2 thoughts on “Dicas para alugar um carro no exterior

  1. Eu aluguei um carro New Corola da Toyota no LA em EUA. e Risquei carro sem querer, foi na quina do parachoque dianteiro e um pouco de lanterna dianteira, e quando devolvi o carro empresa falou que precisa cobrar 950.U$. Tomei maior susto mas no contrato de CDW a empresa de alguel de carro tinha colocado 1,000.00U$ entao dono disse que ate 1,000 cliente tem que pagar e cima de 1,000 seguro Cobre… entao quando aluga o carro tem que ver sempre o limite do seu tipo franquia….

Deixe um comentário