Um passeio por Salvador, na Bahia!

Salvador, capital da Bahia, foi a primeira capital do Brasil Colônia, no período de 1549 à 1763, quando o Rio de Janeiro assumiu o posição. É uma cidade repleta de atrações e pontos interessantes, muitos deles marcados pela cultura afro-brasileira. A cidade preserva as cores e sons da África, sendo que 80% da população é negra.

A cidade de Salvador está entre as mais visitadas do Brasil, tanto por brasileiros como por estrangeiros. Vôos diretos de diversas cidades do exterior garantem um bom fluxo de estrangeiros em Salvador.

 

Onde ficar

Salvador possui uma boa oferta de hotéis. É possível encontrar desde albergues e hotéis econômicos até hotéis de luxo. Para ficar perto de bons bares e restaurantes, recomendo os bairros da Barra e Ondina.

Geralmente você encontra preços menores com as operadoras de turismo do que diretamente com o hotel.

 

Transporte

Chegando no aeroporto ou rodoviária de Salvador, recomendo fortemente alugar ou carro, pegar um taxi ou utilizar um traslado contratado com antecedência.

Apesar de ter um ônibus executivo que passa no aeroporto, com espaço para bagagem, não recomendamos, devido ao risco de assalto (acredite, nosso ônibus foi assaltado!). Como o aeroporto é longe do centro da cidade, o táxi não sai barato. Contudo, devido ao risco do ônibus, não economize com o táxi.

Para se locomover em Salvador, recomendo utilizar os táxis ou alugar um carro. Com um mapa ou um GPS é fácil se locomover na cidade, que é bem sinalizada.

 

Compras

Salvador tem bons shoppings, como o Salvador Iguatemi e o Shopping Barra, de fácil acesso e com boa oferta de lojas e restaurantes.

Para comprar souvenir e artesanato, vá até o mercado modelo, que fica no pé do Elevador Lacerda. Evite ir aos finais de semana, quando o lugar fica bem cheio. Se estiver de carro, procure estacionar em um estacionamento pago, pois na rua os flanelinhas cobram um preço dependendo do carro e da sua cara.

 

Dicas de passeios, pontos turísticos e atrações em Salvador

 

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda liga a cidade baixa à cidade alta e tem 72 metros de altura. É um ponto turístico de Salvador. Para subir, pegue-o próximo ao Mercado Modelo. A passagem custa alguns centavos. Oferece uma bela vista da cidade de Salvador.

 

Forte de São Marcelo

O Forte de São Marcelo foi erguido em 1608 sobre um pequeno banco de arrecifes e dista 300 metros da costa. É um dos principais marcos históricos da Baía de Todos os Santos. Está aberto a visitação pública, tendo três museus: Museu do Forte, Memória do Mar e Memórias da Cidade. Para visitá-lo, você tem que pegar um barco no centro náutico.

 

Pelourinho

Este lugar reflete bem a alma e a cultura baiana. Conta com mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII restaurados e de cores variadas. Caminhar pelas suas ladeiras é um excelente passeio. Nas ruas você encontra igrejas, museus, bares, restaurantes, lojas e um grande fluxo de turistas.


No Pelourinho é comum alguém te oferecer uma fitinha do Senhor do Bonfim e depois insistir para comprar alguma coisa, como um colar um diversas fitinhas. Se você der atenção é difícil se livrar sem comprar.

Tenha cuidado com câmeras fotográficas, filmadoras e objetos de valor.

 

Acarajé no Rio Vermelho

Embora o acarajé possa ser encontrado em diversos lugares em Salvador, as barracas de Acarajé mais famosas estão no Largo de Santana. Além de acarajé, tem bons bares e restaurantes. Lá também tem o Suco 24 horas, que serve excelentes sucos naturais.

 

Igreja do Bonfim

É a igreja mais famosa de Salvador, devido a tradicional Lavagem do Bonfim, comemoração na qual os degraus da igreja são lavados durante um dia inteiro.

 

Praias

Em Salvador e em cidades vizinhas, você encontra diversas praias, como por exemplo:

 

Porto da Barra

Próxima ao centro, conta com barracas simples, águas limpas e mar calmo. É bastante procurada nos finais de semana, por isso procure ir durante a semana.

 

Farol da Barra

Esta praia é cenário de grandes comemorações da cidade. Tem como destaque o Forte de Santo Antônio.

 

Ondina

Conta com um calçadão bom para caminhadas e quiosques. Em alguns pontos formam-se piscinas naturais, mas no geral o mar tem ondas fortes.

 

Itapoã

É a praia mais famosa de Salvador. Tem um farol, águas claras, coqueiros, piscinas naturais e barracas.

 

Arredores

Se você estiver de carro, uma boa opção é partir para passar o dia na Praia do Forte, que oferece boa infra-estrutura, com lojas, bares, restaurantes e ainda tem o Centro de Visitação do Projeto Tamar.


Perto da Praia do Forte está Imbassaí, uma belíssima praia, que conta com mar e rio. Você pode escolher mergulhar na água salgada ou doce. Fica a 94 km de Salvador.

 

Deixe um comentário