Veneza, na Itália, pode ser considerada a cidade mais romântica do mundo – ideal para se conhecer a dois. Ela é diferente de tudo o que você já viu na vida, estando sobre a água, cheia de prédios antigos, canais, gôndolas, becos, pombos, restaurantes, bares, lanchonetes, lojas, tudo isso formando uma imenso labirinto – onde não é difícil se perder.
É difícil encontrar palavras para descrever uma cidade tão única como Veneza. Não é a toa que ela é classificada como patrimônio cultural pela UNESCO. Ela é inconfundível, peculiar, riquíssima em história e transpira arte. Deve fazer parte de qualquer roteiro pela Itália.
Como chegar em Veneza
Sendo uma das cidades turísticas mais famosas da Itália, é bem fácil chegar em Veneza. Pode-se optar pelo transporte aéreo, ônibus, barco, carro ou trem.
Viajando dentro da Itália, a opção que talvez seja a mais conveniente é o trem. O trem é confortável e oferece a vantagem de poder descer já dentro da Veneza propriamente dita, enquanto que o aeroporto de Veneza fica em Treviso.
Se optar pelo trem, para chegar direto dentro de Veneza, compre a passagem para a estação Venezia Santa Lucia.
Onde ficar em Veneza
Para que a sua experiência em Veneza seja completa opte por se hospedar dentro de Veneza. Embora a opções de acomodação não sejam muito baratas e os hotéis pareçam mal cuidados ou decadentes, vale muito a pena se hospedar por aqui. Hospedando-se em Veneza, você poderá sair a pé do hotel e explorar a cidade e quando cansar, procurar o caminho de volta para o hotel.
A cidade oferece muitas opções de acomodação, desde as mais baratas com banheiro compartilhado até opções mais luxuosas. Na hora de escolher seu hotel, pense também no deslocamento do seu ponto de chegada até o hotel. Leve em conta que poderá haver muitas pontes e escadas pelo caminho.
Assim, embora você veja que o seu hotel está a menos de 1 km da estação de trem, precisará levar em consideração que o caminho provavelmente não será todo plano, mas com muitas escadas…
Uma opção para quem procura algo mais em conta ou um hotel, digamos, melhorzinho, é se hospedar em Mestre. Dê preferência para se hospedar perto da estação de trem Veneza Mestre, pois dali poderá ir de trem para Veneza sem dificuldades.
Explorando Veneza a pé: principais atrações e pontos de interesse
Veneza é uma cidade para ser explorada com calma, sem preocupação com caminhos. Assim você descobrirá sua própria Veneza. É uma experiência única por Veneza se perder entre seus becos e vielas. De repente, você pode dar de cara com um importante monumento.
Assim, em um primeiro momento, recomendamos explorar a cidade de Veneza sem um roteiro em mãos, sem um guia, para se perder realmente na cidade, conhecendo a verdadeira Veneza.
Curtir Veneza livremente é um dos passeios mais agradáveis que se pode fazer pela cidade. Não faltará opção para se alimentar ou fazer umas comprinhas durante o passeio. É muito fácil achar onde fazer compras ou comer em Veneza – as lojas, os bares e os restaurantes estão por toda a parte. Não faltam opções.
Certamente sua caminhada o levará até o coração e a alma de Veneza, que é a Piazza de San Marco. Aqui se encontra a imponente e impressionante Basílica de San Marco e também milhares de pombos. A praça é muito linda e geralmente está sempre cheia de turistas e pombos durante o dia. À noite ela fica bem mais tranquila e também sem pombos.
A Basílica é muito bonita e a entrada é gratuita. Geralmente é preciso esperar na fila para entrar. A entrada do museu é paga e como estávamos com pouco tempo disponível, optamos por não conhecê-lo. Como a Basílica é um dos principais pontos turísticos da cidade, vale a pena esperar na fila para entrar.
O Campanário di San Marco é uma das construções mais marcantes da cidade. A torre tem quase 100 metros de altura e geralmente uma boa fila para subir (a entrada é paga). É uma das principais atrações turísticas de Veneza.
Outra construção interessante localizada para Piazza de San Marco é a Torre dell’Orologio (Torre do Relógio). O relógio mostra o dia, as horas, as fases da lua e do zodíaco. Um homem mais velho e um mais novo batem as horas no sino – representando a passagem do tempo.
A ponte mais famosa de Veneza e a primeira a ligar as duas margens do Grande Canal é a Ponte Rialto. É muito bonita, mas infelizmente quando fomos estava em obras.
Passeio de Gôndola em Veneza vale a pena?
O passeio mais famoso que se pode fazer em Veneza é o de gôndola. Centenas de gôndolas estarão à sua disposição estacionadas nos muitos canais da cidade. É só escolher uma e embarcar.
O passeio pode ter 30 ou 45 minutos de duração, custando 60 e 80 euros, respectivamente. Se vale a pena ou não depende muito da sua expectativa, da sua vontade de fazer esse passeio – levando em conta o preço relativamente elevado.
Quantos dicas ficar em Veneza?
Veneza é uma cidade para ser explorada com calma, conhecendo sem pressa cada um de seus cantinhos. Contudo, a cidade não tem muitas atrações além da cidade em si mesmo.
Assim, um roteiro de três dias na cidade está de bom tamanho, sendo possível encaixar com calma as principais atrações. Um roteiro de um ou dois dias em Veneza já exigirá mais disposição para percorrer a cidade procurando suas atrações principais.
Dicas para conhecer a cidade de Veneza
– Evitar o verão: entre julho e agosto os canais podem exalar um cheiro meio ruim. A temperatura elevada pode tornar meio desagradável as caminhadas e a cidade fica bastante cheia. Durante o inverno a cidade geralmente fica mais vazia.
– Ficar pelo menos três noites. É muito interessante se perder por Veneza, andar sem calma, sem mapa na mão procurando algum monumento. E para isso você precisará de tempo.
– Deixar as malas maiores na estação. A locomoção pela cidade, que é cheia de pontes e escadas, pode ser um tanto quanto difícil com malas grandes. Assim, uma boa opção é separar o essencial em uma mala pequena e guardar o resto na estação. Caso não queira deixar as malas na estação, poderá contratar um serviço de transporte de bagagens.
– Sair da multidão: a multidão se dirige rumo a Piazza San Marco pelas vias principais, o que pode tornar o passeio desagradável com tanta gente. Assim, optar por caminhos alternativos, fugindo da multidão, é uma boa escolha.
– Marés altas: não se assuste se passarelas começarem a ser montadas pela cidade e você ver a água invadindo as ruas e becos: é um espetáculo a parte. A cidade está preparada para isso e você poderá comprar uns sacos para proteger os pés e continuar o passeio pela cidade…
– Se quiser saber mais veja este guia completo para visitar Veneza, do Travel Lover Blog.
Veneza é realmente maravilhosa.
Mas o Guarujá, com suas praias também é um lugar que merece uma visita.
Esperamos você aqui no Hotel Pousada Iracemar http://iracemarhotelguaruja.com.br/ para conhecer nossa cidade.
Parabéns pelo blog.
Um abraço.
Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens 🙂
Olá, pessoal, tudo bem com vcs?
Estou indo com minha família à Itália em julho próximo (sim, eu sei, é superquente e cheio, rs) e passaremos 4 noites em Veneza. Vcs lembram em qual hotel ficaram ou a região melhor para se hospedar com um bom custo/benefício?
Conheço o blog de vcs desde a minha viagem às Montanhas Rochosas canadenses, no ano passado, e ele foi de grande valia para fazer meu roteiro.
Obrigada por nos presentear com dicas e sugestões tão ricas!
Um abraço,
Rosária